domingo, setembro 21

+++ UM MÊS VOLTADO À NATUREZA !!!


16 DE SETEMBRO
DIA INTERNACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO OU OZONOSFERA
A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono , um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.
Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do clorofluorcarbono e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando a população mundial. As tentativas de se diminuir a produção do clorofluorcarbono , devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez m
ais a humanidade. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie.A principal conseqüência da destruição da camada de ozônio será o grande aumento da incidência de câncer de pele, desde que os raios ultravioletas são mutagênicos. Além disso, a destruição da camada de ozônio pode causar desequilíbrio no clima, resultando no efeito estufa, o que causaria o descongelamento das geleiras polares e conseqüente inundação de muitos territórios que atualmente se encontram em condições de habitação. De qualquer forma, a maior preocupação dos cientistas é mesmo com o câncer de pele, cuja incidência vem aumentando nos últimos vinte anos. Cada vez mais aconselha-se a evitar o sol nas horas em que esteja muito forte, assim como a utilização de filtros solares, únicas maneiras de se prevenir e de se proteger a pele.

21 DE SETEMBRO
DIA DA ÁRVORE

POR QUE PLANTAR UMA ÁRVORE?

Ciclo da água:A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).
Amenizam o clima:Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.
Diminuem a reflexão da radiação do sol
:Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa rediação, diminuindo o efeito térmico.

Efeito sobre o regime dos ventos
:Podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.

Economia de energia
:Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.

Captação de partículas e gases presentes no ar
:Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Conservação da biodiversidade
:As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como pássaros e insetos.Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de pássaros nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.

Atuam nos aspectos sensorial e estético
:Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.

Saúde física e mental
:Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressão arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.

Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
:Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.

Bibliografia

Claeys M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6, 2004.

Magalhães LM e Crispim AA. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, vol.33, n.193, p.64-68, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.




Nenhum comentário: